31 de agosto de 2009

Bolsa Quadrati

http://catielecroche.blogspot.com/2009/03/mais-tres-bolsas-com-novidades-e-pap.html


Bolsa Trazzi Bolsa Quadrati Farfalla Marrom e Creme

Muitos são os pedidos de explicação de como se faz esta linda bolsa que, na realidade, por ser simples e todo mundo já ter visto essas borboletinhas e principalmente os squares, fui eu mesma que criei:




Todo o trabalho é feito com linha Anne (Isso é importante!!). Os squares são feitos com fio duplo, enquanto que as borboletas são feitas apenas com 1 fio.

Bem, no total, devem ser feitos 24 squares como este.
São 12 de cada cor (No caso 12 marrons e 12 cremes).

Depois de feitos, é importante que se passe uma carreira em cada um deles de pontos baixos (Usando o fio preto, no caso).
Blogged with the Flock Browser

Tipos de lãs

http://www.superziper.com/2009/08/tipos-de-las.html

Aqui vai um resumo dos tipos de fibra e suas características. Incluí os nomes em Inglês para dar aquela força pra ir atrás de receitas via Google e Ravelry. As fotos dos bichos estão nos links, sugiro clicar sem medo, só tem bicho fofo ...


* Lã (Wool): É a tradicional lã de carneiro, que pode ser de diferentes raças. A Merino, por exemplo, é uma raça de carneiro nobre, que oferece uma fibra super fina, térmica e macia. Um ponto negativo é que as peças de Merino têm uma certa tendência formar bolinhas com o atrito. Mesmo assim recomendo, eu tenho um suéter de merino que adoro pois é muito macio e confortável de usar.

*Alpaca: É a fibra que vêm de um animal parecido com a lhama, que lembra um camelo peludo. Peças de alpaca são ótimos isolantes térmicos. Recomendado para toucas, luvas e cachecóis, porém Alpaca pura pode ser muito quente para um blusa. Neste caso acho melhor usar um fio misto de alpaca e lã.

*Mohair: Feita do pêlo de cabra cuja raça se chama Angora (não confundir com o coelho Angorá). O mohair da cabra adulta pode pinicar um pouco em contato direto com a pele então procure evitá-lo em cachecóis. Fica muito bem para cardigans. Além do tricô, o baby mohair é ainda uma opção bastante popular de cabelo para customização de bonecas.

*Cashmere: Também vêm das cabras, porém do pêlo da barriga das cabras da raça Cashemere. É um fio de luxo, a peça tricotada com cashmere fica extremamente macia e igualmente cara. Uma opção mais econômica é usar um fio que seja misto de cashmere e lã.

*Angorá: Lembra daqueles suéteres felpudos super populares nos anos 50 ? Grande chance de serm feitos com a fibra de coelho angorá. É fina e macia e peluda, parece cabelo de bebê.

*Seda (Silk): A fibra é um longo filamento produzido pelo bicho da seda. Seda pura é bem cara mas existem fios mistos de seda que são mais em conta.

*Algodão (Cotton): Fibra vegetal (olá tricoteiras veganas !) que vira um fio leve, macio e absorvente. Vale lembrar que o algodão puro possui pouca elasticidade e que o tricô com fio de algodão mostra mais defeitos na trama que as outras fibras. Reserve para quando tiver mais prática.

*Acrílico (Acrylic): Nome chique ? Fibra sintética feita de polipropileno. Na real ? Lã de plástico. Brincadeiras a parte, no atual mercado brasileiro 90% dos fios levam algum acrílico na composição. Tem seus prós e contras. A gama de cores é bem grande, é ótima opção para roupas de criança (fácil de lavar à máquina), barata para inciantes e para projetos mais experimentais. Todos os projetos que mostramos nos Zipervideos básicos de crochê foram feitos com fio acrílico. Mas podem ser ásperos, dependendo da remessa. Já usei fios 100% acrílicos que faziam até um certo 'barulhinho'. Squeak!

* Poliamida (Polyamide): Também conhecida como Nylon. A primeira fibra têxtil sintética criada em 1935 pela Du Pont. É bem macia e apresenta um toque 'gelado'. É muito usada em peças para esporte, lingerie, meias, etc.

E não acaba aí. Existem ainda lá fora fibras novas como a de Bambu (pura ou mista com lã) e, acreditem, feitas de pêlo de cachorro e gato. Tem cachorrinho ? Como disse Elisa, você pode estar perdendo uma fortuna. Qual será a próxima fibra a ser inventada ?

Não sei se vocês também são assim mas a primeira coisa que faço ao escolher uma lã pra projeto é olhar a composição. Antes mesmo de escolher a cor. A grande maioria é fio misto e o precentual é que vai indicar a fibra predominante na composição.


Blogged with the Flock Browser

RECEITA DA BOLSA CINZA

http://flordaterrabolsas.blogspot.com/2009/06/receita-da-bolsa-cinza.html

RECEITA DA BOLSA CINZA....


Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.














































Blogged with the Flock Browser

Bolsa e Rabo de Gato

http://coisasdalily.blogspot.com/

BOLSA VERDE E BRANCA

MATERIAL: Linha Anne Branca e Verde, agulha de crochê tamanho 3,5, zíper, linha para costura, 4 argolas de metal para prender as alças, tecido para o forro e acrilon.

Faça 5 correntinhas, feche em anel, 3 correntinhas, e 11 pontos altos.

Faça 10 carreiras em pontos altos, fazendo aumentos suficientes a não “emborcar” ou não franzir, ficando esticado, devendo ficar com uma quantidade de pontos múltipla de oito.

Na 11ª carreira, passe a linha por trás dos pontos da carreira anterior...

...e faça essa carreira toda sem aumentos.

Faça 4 carreiras sem aumentos, formando uma espécie de “prato”

Na 5ª carreira, faça o 4º ponto sem concluído, fazendo um ponto alto triplo...

... pegando no primeiro ponto da carreira anterior,

...ou seja, na base do primeiro ponto dessa carreira...

... e concluindo o ponto.

Dê 3 laçadas na agulha...

... e enfie no 4º ponto...

... fazendo com cuidado...

... mais um ponto alto triplo. Faça 4 pontos altos nos pontos das carreiras anteriores, com cuidado pra não pegar pelo ponto alto triplo que ficou por cima.

Faça mais 4 pontos altos sem terminar o quarto, dando 3 laçadas na agulha...

... e pegando na base do último ponto alto triplo feito...

... fazendo um novo ponto alto triplo.

Repita todo esse procedimento até o final da carreira, e para o último ponto alto triplo, pegue na base do primeiro ponto alto triplo da carreira.

Faça 3 correntinhas para subir, e faça 1 ponto alto triplo pegando na base do ponto alto triplo da carreira anterior de forma a formar um losango.

Faça quatro pontos e no quarto, antes de concluí-lo, faça 1 ponto alto triplo...

... pegando no cruzamento dos pontos altos triplos da carreira anterior.

... concluindo-o, formando um trapézio.

Faça o próximo ponto alto triplo pegando no cruzamentos dos pontos altos triplos da carreira anterior...

... concluindo-o e fazendo os pontos altos por trás do mesmo. Observe que se forma um losango com os cruzamentos dos pontos. Repita esse procedimento até o final da carreira...

... fazendo 4 carreiras e formando 2 séries de losangos. Faça 1 carreira de pontos altos.

Faça 18 correntinhas e pontos altos à partir da 4ª correntinha...

... fazendo os pontos até a última correntinha e fazendo um ponto baixo no próximo ponto da carreira anterior. Faça 1 ponto baixo no próximo ponto e repita as 18 correntinhas...

Repita esse passo até fazer toda a volta.
Amarre a linha no corpo do ponto alto da ponta da primeira fita de pontos altos e faça 2 meio pontos altos em cada uma ligando-as, torcendo-as em pares e ligando-as às demais, para que fiquem como na foto.
Faça toda a volta.

Faça 1 carreira de ponto altos...

... e repita as carreiras de pontos altos trançados com os pontos altos triplos feitas no início do trabalho...

... formando o corpo da bolsa.

Amarre a linha na lateral da bolsa e faça 7 meio pontos altos...

... 1 correntinha para virar e mais carreiras suficientes para encaixar as argolas das alças. Corte a linha e com ela prenda as argolas, deixando uma ponta para prender ao forro da bolsa no final.

Para a alça feita no tear de rabo de rato e com fio encerado, corte um fio grosso de algodão que seja o dobro do necessário para alça mais 10 cm. Com o auxílio de uma agulha e linha forte...

... enfie o cordão no trançado da alça e prenda as pontas com o auxílio do fio deixado no início e final do trançado

Esse fio ficará com 1 ponta emendada que deverá ser presa passando-se o fio do trançado por dentro do anel e a outra ponta, depois de amarrada com fio forte, presa com a outra ponta do fio encerado. Para que a ponta não emendada se desmanche, passe termolina leitosa depois de pronto o trabalho e esconda-a dentro da alça trançada.

Faça o forro com a utilização de acrilon para dar sustentabilidade à bolsa e coloque zíper, bolsos e o que mais desejar.

No meu caso , molhei o tecido do forro antes de fazer o trabalho, pois alguns tecidos encolhem depois de lavados e se isso ocorrer pode prejudicar todo o trabalho.

Segunda-feira, 24 de Março de 2008

TEAR RABO DE RATO FEITO COM EMBALAGEM DE ESPARADRAPO


MATERIAL: Fio encerado grosso, agulha de crochê e um tear rabo de rato com 5 pinos.

Passe o fio pelo furo do tear, segurando uma ponta de cerca de 40 cm. Passe o fio em torno do primeiro pino, e por cima da ponta que está passada pelo furo.

Passe para o outro pino da mesma forma.

Pelo terceiro...

... pelo quarto...

... e pelo quinto pino.

Volte para o início e passe pelos pinos novamente e na mesma ordem.

Passe pelo primeiro, segundo ...

...terceiro ...

... quarto....

...e quinto pinos.

Volte para o primeiro pino, segurando a linha passada pelo orifício do tear, e com o auxílio de uma agulha de crochê, passe o fio passado primeiro, por cima do segundo...

... deixando-o no pino, parecendo com um ponto em tricô.

Repita esse procedimento nos outros pinos...

... com cuidado para que não se soltem...

... até...

... completar toda a volta.

Volte ao primeiro pino e repita todo o procedimento.

Assim se formará o trançado chamado Rabo de Rato.

Chegando ao tamanho desejado...

Com a agulha de crochê passe o fio do primeiro pino para o segundo, e passe o fio de baixo por cima do de cima...

... passe o fio para o pino seguinte, e o de baixo pelo de cima...

... e assim até o final. Para arrematar retire o fio do tear e passe o fio por dentro da alça formada, prendendo-o. Corte cerca de 40 cm de fio para prender na bolsa.

Blogged with the Flock Browser